Notícias



LANÇAMENTO SELO

Na sexta-feira (25) acontece o lançamento de um selo alusivo ao festival , às 20hs, no Clube Rio Branco. Para a solenidade estarão presentes o Prefeito Municipal da cidade Ademir dos Santos Perez; o Presidente da Câmara Municipal  Paulo Diogo Rosa ; o juiz de direito Eduardo Soares de Araújo,  o gerente da regional de correios de Pouso Alegre Lino Francisco da Silva;  o coordenador de vendas  dos correios da regional Sul de Minas  Roberto Blum Mariano  e o  gerente da agência de correios de Andradas  Dival Teixeira.

HISTÓRIA

Nascidos na tradicional terra de um dos maiores festivais de Música Popular Brasileira, os músicos David e Gilmar França tiveram como herança a compreensão de que eventos dessa natureza têm a singular capacidade de fazer despontar talentos que, em outras circunstâncias, não teriam esta possibilidade.

No final dos anos 90, inconformados com o lugar reservado aos músicos na sociedade e com o que se tocava nas rádios, Gilmar e David decidiram por colocar em prática o aprendizado de sua terra natal, tendo como ferramentas a apreciação da boa música, apresentando-a ao público através de um concurso que movimentasse músicos de todo o país.

Engajados nessa empreita, eles procuraram o então secretário de Educação e Cultura, Hélio Alberto Trevisan, que, entusiasta da iniciativa, acolheu e apoiou a primeira edição do Festival da Canção de Andradas, em 1999.

No primeiro ano, a grande preocupação girava em torno da realização, com poucos recursos, de um evento capaz de atrair público e tornar-se referência, pela qualidade.

“Foi necessário colocar como atração a apresentação do coral infanto-juvenil para que seus familiares pudessem preencher os espaços vazios do salão do clube Rio Branco”, foi o que informou o idealizador David França.

Naquele ano, o incentivo da imprensa local foi fundamental e a população acabou abraçando a ideia. Em 2000, já com uma melhor premiação, o nível das músicas recebidas e o público cresceram de maneira espantosa. A partir de então, o Festival foi registrando um número crescente de público e participantes, edição após edição, de maneira a tornar-se uma referência no país.

PROFISSIONALIZAÇÃO

No ano de 2011, a parceria com a produtora Engenho Cultural e as fomentadoras culturais Valeria Freitas e Jesuane Salvador concretizou mais uma etapa importante. O Festival recebeu aprovação através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. A partir de então um novo desafio foi proposto: Conseguir com que empresários mineiros abraçassem a ideia, patrocinando o Festival através da Lei de Incentivo à Cultura.

A diretora artística do evento, Neusa Ferreira Marcondes engajou-se completamente e toda a equipe uniu-se, correndo contra o tempo, já que o evento acontece no primeiro semestre de cada ano.

A tradição já conquistada pelo Festival, neste momento, foi fundamental e dois importantes parceiros abraçaram a causa: as empresas GASMIG e ICASA, cujos patrocínios possibilitaram o aumento de premiação e estrutura para a realização da 14ª edição do evento.

“Imaginem se não tivéssemos no Brasil os festivais de música, onde as pessoas que fazem um trabalho sério se apresentariam? É admirável a insistência dos realizadores de festivais e louvável o apoio das empresas que acreditam e investem em cultura e prezam a música de qualidade”, concluiu David França sobre o apoio empresarial, que foi responsável por triplicar os recursos para o evento em 2012.

RECONHECIMENTO

Por sua seriedade e qualidade, atualmente, o Festival da Canção de Andradas figura entre os três maiores de Minas Gerais e entre os dez maiores do país. Por sua relevância, o evento recebeu grandes nomes da MPB, como Ivânia Catarina, José Alexandre, Eudes Fraga, Lula Barbosa, José Renato Fressato, Diego Morais, Tavinho Limma, dentre outros.







14º Festival da Canção divulga a lista de classificados
Evento bateu recorde de inscrições para esta edição

A realizar-se nos dias 25, 26 e 27 de maio, a 14ª edição do Festival da Canção de Andradas bateu recordes de inscrições e promete uma das disputas mais acirradas dos últimos tempos. Foram 507 músicas enviadas de todo o país para uma “peneira” que, de acordo com os organizadores, foi extremamente difícil, já que o nível das canções enviadas foi alto. A lista de classificados apresenta 24 músicas, de Estados como Minas, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Bahia e até mesmo Amazonas. Os intérpretes disputam premiações que variam de 7 a 1 mil reais.

Este ano as inscrições quadriplicaram batendo recordes – Foram 504 contra 120, no ano passado. O recorde anterior havia ficado em 2007, quando o evento recebeu 220 inscrições.

“Creio que este é o reflexo do reconhecimento e da melhor estrutura que conseguimos oferecer graças à união de esforços de nossa equipe, da Engenho Cultural, da Lei de Incentivo à Cultura de Minas, Gasmig e Icasa, cujo apoio ampliou a premiação, a estrutura e a possibilidade de oferecermos aos músicos um aparato diferenciado”, informou David França, idealizador do Festival.

Segundo o coordenador de triagem e diretor musical, Gilmar França, as canções vieram de 20 Estados brasileiros. “Mais de 90% das músicas foram enviadas online, o restante nos chegou pelos correios de todas as regiões do Brasil. Foi extremamente exaustivo cadastrar e ouvir com carinho todas as músicas, mas é muito recompensador ver que a boa música está viva e brota de diferentes lugares, trazendo suas histórias peculiares e sotaques especiais. A boa música brasileira só carece de espaço, pois a qualidade ainda existe assim como na era de ouro dos grandes Festivais”, informou.

Minas Gerais terá representantes de diversas cidades. Andradas participou com o envio de 7 canções e a classificação de quatro: Na mira do homem, interpretada por Flávia Sprovieri; Chilique, com Anderson Martins; De sonhar, sonhador, com Marcelo Elias e Encantamento, com Nilza Salvi.

Poços de Caldas será representada pelo cantor e compositor Zé Alexandre, que apresenta a canção “O canto de um país”. Lavras traz a banda Cecília Bravo, interpretando “Olhos Verdes”. A cidade de Formiga participa do evento com Júnior Almeida e a canção Diário. O grupo vocal Cantus Quatro representa Pouso Alegre na interpretação de “O Tempo”.

Mas não apenas a presença de Minas Gerais se destaca no Festival, que nasceu há 14 anos em Andradas, de pouco mais de 37 mil habitantes e conhecida como a Terra do Vinho. Quase todas as regiões do país participaram com o envio de canções, o que torna os três dias de Festival uma oportunidade para conhecer a diversificação da composição musical do país.

Durante os três dias de evento no Clube Rio Branco de Andradas, o público poderá torcer, conhecer e participar de todas as apresentações. No domingo acontece a grande final, da qual participam as músicas selecionadas na sexta e no sábado. A entrada é gratuita.


Lista das 24 Músicas Classificadas para o 14º Festival da Canção de Andradas - 2012
Sexta-feira

Canção
Intérprete
Cidade
1
Olhos Verdes
Banda Cecília Bravo
Lavras-MG
2
Chuva de Bala
Bernardo Chagas
Franca-SP
3
O Canto de Um País
Zé Alexandre
Poços de Caldas-MG
4
Encantamento
Nilza Salvi
Andradas-MG
5
Siga o Seu Coração
Fernando Cavalieri
Santo André-SP
6
O Amor é um Cão dos Diabos
Reynaldo Bessa
São Paulo-SP
7
Na Mira do Homem
Flávia Sprovieri
Andradas-MG
8
Chilique
Anderson Martins
Andradas-MG
9
Pelos Cantos
Tavinho Limma, Kiko Zamarian e Zé Renato
Mococa-SP
10
Cidade da Paz
Márcia Cherubin
São Paulo-SP
11
Diário
Júnior Almeida
Formiga-MG
12
O Cantar dos Encantados
Salomão Rossi
Manaus-AM




Sábado

Canção
Intérprete
Cidade
1
Baía de Meu Amor
Quarteto Bola de Fogo
Paranaguá-PR
2
Cara de Palco
Dimi Zumquê
Ribeirão Preto-SP
3
O Tempo
Grupo Vocal Cantus Quatro
Pouso Alegre-MG
4
O Outro
Daniel Pessoa
São Paulo-SP
5
Imensurável
Ronaldo Saars
Simão Pereira-MG
6
Seresteiro
Wilson Teixeira
Avaré-SP
7
Ponto Final
Fernanda Ca
Rio de Janeiro-RJ
8
Pinel
Ito Moreno
São Paulo-SP
9
De Sonhar, Sonhador
Marcelo Elias
Andradas-MG
10
Camafeu
Efrahim Maia e Dimas Deptulski
Colatina-ES
11
Ousadia
Mariane Guerra
Rio de Janeiro-RJ
12
Giramundo
Mariana Macedo
Barra do Choça-BA




*Obs.: As canções estão dispostas na ordem de apresentação





Reservas


1
Canteiro de Estrelas
Diorgem Ramos
Governador Valadares-MG
2
Contemplação
Fabrício dos Anjos
Belém-PA
3
Ame
Paulo Monarco e Dandara
Cuiabá-MT
4
Um Monte de Amor
Zeca Barreto/André Fernandes
São José do Rio Preto-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário