sábado, 9 de junho de 2012

14º FESTIVAL DA CANÇÃO DE ANDRADAS RECEBE PÚBLICO RECORDE


Mais de 10 mil pessoas participaram do evento
 
Durante os dias 25, 26 e 27 de maio, Andradas chamou a atenção de músicos de todo o Brasil e ficou pequena para a movimentação
Aprovada pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, a 14ª edição do Festival da Canção de Andradas fechou seu balanço com superação de números. Com patrocínio da Gasmig e Icasa, o evento ampliou a estrutura oferecida aos participantes e bateu recordes de público. Entre os presentes e aqueles que acompanharam as transmissões ao vivo via rádio, televisão e redes sociais, estima-se que mais de 10 mil pessoas foram atingidas. De acordo com os organizadores, esta foi a maior edição de todos os tempos.

“Todos os recordes foram quebrados, número de inscrições, qualidade das músicas, valores de premiações e público. Jamais poderia imaginar que a simples ideia de fazer um festival pudesse atingir tamanha proporção”, informou um dos idealizadores do evento, Gilmar França.

Nascidos na tradicional terra de um dos maiores festivais de Música Popular Brasileira, Boa Esperança, os músicos David e Gilmar França, no final dos anos 90 decidiram por colocar em prática este aprendizado e, em 1999, acontecia a primeira edição do Festival.
“Foi necessário colocar como atração a apresentação do coral infanto-juvenil para que seus familiares pudessem preencher os espaços vazios do salão do clube”, contou David França, que comemora o sucesso do evento.

Neste ano mais de 500 canções foram enviadas à etapa classificatória, o que se refletiu na disputa mais acirrada, em 14 anos. Durante os dias 25, 26 e 27 de maio, Andradas chamou a atenção de músicos de todo o Brasil e ficou pequena para a movimentação. A rede hoteleira completamente lotada fez com que outras cidades da região, como Poços de Caldas, São João da Boa Vista, Santo Antônio do Jardim e Espírito Santo do Pinhal, recebessem visitantes.

O público contou ainda com show do músico Gabriel Guerra e com o lançamento de um selo especial.

Segundo a gerente de cultura, Neusa Marcondes, o evento chama a atenção para o sul de Minas. “Andradas, nessa ocasião, respira muita cultura e há um grande intercâmbio entre artistas e público”, informou.

A cidade recebeu ainda os representantes da Gasmig, Hilton Correa Vale, Valério Sales e Welder Souza, além de Paulo Sérgio Franco, da Icasa - patrocinadores do evento através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Em sua presença eles confirmaram a importância de a iniciativa privada incentivar a cultura da região.

“A união de esforços dos patrocinadores, Prefeitura Municipal, Neusa Marcondes e das fomentadoras culturais Valéria Freitas e Jesuane Salvador, através da Engenho Cultural, além da imprensa fez com que todas as nossas expectativas fossem superadas. Estamos muito felizes”, informaram David e Gilmar França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário